quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Segurelha

A segurelha é uma planta herbácea muito aromática com cerca de 40 centimetros de altura, folhas estreitas e florers brancas ou avermelhas. Cresce espontaneamente em lugares elevados, sendo típica da paisagem litoral  mediterrânica. Floresce no final do Verão, altura em que se  colhe . A segurelha destaca-se sobretudo como planta digfestiva, destinada a estimular o apetite e a aliviar a rigidez estomacal, servindo também para eliminar o mau hálito. A segurelha é tomada e infusão simples até três chavenas por dia.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Damiana


É um arbusto muito aromático, que chega a atingir dois metros de altura, muito ramificada, com folhas ovaladas, pontiagudas e dentadas e flores amarelas. As folhas são colhidas quando a planta está em flor,que se deixam secar para fazer a infusão. A damiana é considerada um estimulante, útil para combater as depressões leves, apatia, astenia. Provoca alguma euforia e ajuda a ganhar confiança e auto estima.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Cornichão

O cornichão é uma planta herbácea, leguminosa, com folhas trifoliadas e flores amarelas agrupadas em inflorescências densas. Cresce espontaneamente em sítios arenosos ou pedregosos em solos húmidos, por toda a Europa. A floração ocorre na Primavera, altura em que se colhem as flores e as folhas, que são secas à sombra. É considerada eficaz para aliviar alguns dos sintomas da depressão nervosa, fadiga constante. Alivia também as dores de cabeça, as tonturas e os espasmos gastrointestinais provocados por situações nervosas. Pode-se tomar até 4 chávenas por dia. Esta planta é tomada em infusão simples ou misturada, antes das refeições e um  pouco antes de dormir.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Estragão

O estragão é uma planta vivaz, com caules herbáceos que raramente ultrapassam os sessenta centimetros de altura. Do estragão consomen-se as folhas e os rebentos. Além de ser uma planta digestiva, o estragão é recomentado como tónico geral, capaz de estimular o apetite. Para confecionar o chá utilizam-se 30gramas de estragão por cada litro de água. O chá se for tomado antes das refeições, estimula o apetite, se quisermos facilitar a digestão, devemos bebe-lo depois de comer.