quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Gilbardeira
A gilbardeira é um arbusto vivaz e perene que se pode encontrar em matos e bosques até mesmo em jardins. É uma planta com folhas pequenas mas muito afiadas, que terminam em pico. Pode tomar-se em infusão. A gilbardeira está indicada para casos de hemorróidas e sensação pernas cansadas.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Segurelha
A segurelha é uma planta herbácea muito aromática com cerca de 40 centimetros de altura, folhas estreitas e florers brancas ou avermelhas. Cresce espontaneamente em lugares elevados, sendo típica da paisagem litoral mediterrânica. Floresce no final do Verão, altura em que se colhe . A segurelha destaca-se sobretudo como planta digfestiva, destinada a estimular o apetite e a aliviar a rigidez estomacal, servindo também para eliminar o mau hálito. A segurelha é tomada e infusão simples até três chavenas por dia.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Damiana
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Cornichão
O cornichão é uma planta herbácea, leguminosa, com folhas trifoliadas e flores amarelas agrupadas em inflorescências densas. Cresce espontaneamente em sítios arenosos ou pedregosos em solos húmidos, por toda a Europa. A floração ocorre na Primavera, altura em que se colhem as flores e as folhas, que são secas à sombra. É considerada eficaz para aliviar alguns dos sintomas da depressão nervosa, fadiga constante. Alivia também as dores de cabeça, as tonturas e os espasmos gastrointestinais provocados por situações nervosas. Pode-se tomar até 4 chávenas por dia. Esta planta é tomada em infusão simples ou misturada, antes das refeições e um pouco antes de dormir.
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Estragão
O estragão é uma planta vivaz, com caules herbáceos que raramente ultrapassam os sessenta centimetros de altura. Do estragão consomen-se as folhas e os rebentos. Além de ser uma planta digestiva, o estragão é recomentado como tónico geral, capaz de estimular o apetite. Para confecionar o chá utilizam-se 30gramas de estragão por cada litro de água. O chá se for tomado antes das refeições, estimula o apetite, se quisermos facilitar a digestão, devemos bebe-lo depois de comer.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Cavalinha
A cavalinha é uma planta que cresce em lugares frescos e com sombra de clima temperado, prefere os solos argilosos e os terrenos húmidos.Trata-se de uma planta capaz de alcançar entre 10 a 30 cm de altura. A parte da planta que possui propriedades medicinais são os caules estéreis, ricos em silíco, alcalóides, fitoesteróis e numerosos compostos antioxidantes. devem ser colhidos durante o Verão e secos ao Sol que se guardam num recepiente com tampa hermética. O seu chá está indicado para eliminação de líquidos, celulite ou obesidade.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Oliveira
A oliveira é uma árvore emblemática da cultura mediterrânica. Pode chegar a atingir os 15 metros de altura e o seu tronco acinzentado vai-se tornando cada vez mais rugoso à medida que a árvore cresce. As sua folhas são esbranquiçadas na página inferior e de um verde brilhante na página superior, que depois de colhidas e secas à sombra. A tisana prepara-se com uma colher de chá de folhas de oliveira por chávena de água, deixa-se repousar durante 10 a 15 minutos e tomam-se 3 chávenas por dia. Este chá está indicado para diminuir a tensão arterial e os níveis de colesterol.
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Hortelã
A hortelã é uma planta aromática com presença garantida na cozinha. É cultivada em hortas e jardins, possui folhas ovais, flores rosa-pálido em forma de espiga.A forma mais habitual de tomar a hortelã é em infusão simples, até três chavenas por dia. A hortelã está indicada como planta digestiva,espasmos gastrointestinais, náuseas e enjoos, aliviar dores de cabeça causadas por estados nervosos.
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Chicória
A chicória é uma planta herbácea com um metro de altura, muito ramificada, com flores interiores grandes e divididas em segmentos e folhas superiores mais reduzidas. As flores são azuis. Cresce nas margens dos caminhos e campos de toda a Europa, onde floresce a partir de meados do Verão mantendo a flor até ao Outono. É nesta época que se apanha a raíz, já que as folhas são colhidas no Verão.A chicória é tomada em infusão da raíz misturada com outras plantas que dissimulem o seu sabor amargo, como o funcho ou hortelã. Está indicada em casos de perda de apetite ou secreções de sucos gástricos e biliares.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Verbena
A Verbena é uma planta perene que pode atingir alturas variáveis, entre os trinta e os oitenta centimetros de altura. Floresce no final da Primavera até meados do Outuno. É uma planta muito comum em toda a Europa. A Verbena é tomada em infusão simples ou misturada com outras plantas, como a tília, hortelã. Toma-se 2 chavenas por dia deste chá com mel. Esta planta está indicada para dores de cabeça persistentes, ajuda a combater os nervos, o stresse e a ansiedade, favorece o sono.
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Alface
A Alface é um legume que se come cru em salada. Além de e comer em salada, também é útil para fazer chá. Aproveitam-se 40g de talos para 1/2 l de água deixa-se ferver durante 20 minutos acrescentando-se 2 colheres de mel. Tomar 2 chávena ao deitar. Este chá é indicado para casos de insónia.
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Matricária

A matricária é uma planta perene que pode atingir entre 30 a 60 cm de altura, muito ramificada, com folhas segmentadas e lóbulos muito dentados. Floresce na Primavera e no Verão, altura em que se colhem as flores. A matricária possui sobretudo um efeito preventivo, pelo que é indicada para quem apresenta uma certa predisposição para dores de cabeça periódicas ou recorrentes. Está indicada em casos de enxaquecas persistentes. A matricária é administrada em infusões, combinada com alecrim, manjericão e erva-cidreira para melhorar o seu sabor e realçar os seus efeitos.
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Maracujá
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Alecrim

O alecrim é um arbusto aromático cultiva-se facilmente no Mediterrâneo, e pode atingir mais de um metro de altura. As folhas e as flores costumam colher-se na Primavera ou no principio do Verão. As folhas e flores depois de colhidas devem secar em local arejado e á sombra. Alecrim é recomendado em casos de depressão, apatia, esgotamento nervoso, dores de cabeça e enxaquecas, má circulação. Além disso, estimula a vesícula e o figado.
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Limão

Embora seja um fruto, é um óptimo antioxidante, rico em vitamina c, intervem na formação de cologénio dos ossos, dos dentes e dos glóbulos vermelhos. Facilita a absorção do ferro dos alimentos e a resistência às infecções. A casca do limão bem madura é utilizada para fazer chá, que é aconselhado em casos de gripe e de diarreia.
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Ginseng

O ginseng é uma planta herbácea com 1,5 metro de altura, folhas compostas e flores verde-amareladas agrupadas em cachos densos. Floresce na Primavera e deve colher-se o rizoma e a raíz no quinto ou sexto ano de vida da planta. Para preparar uma infusão de ginseng é necessária uma raíz seca, da qual se cortam fatias à medida que for necessário. O chá deve ser tomado morno adoçado com mel. É um excelente adaptógenico, combate o stresse e estimula o sistema nervoso central, fadiga fortalece a memória e os reflexos.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
A Papoila

A papoila é uma planta herbácea, com apenas 30 centimetros de altura. As flores colhem-se em plena Primavera para aproveitar ao máximo as suas pétalas. A papoila é um bom remédio para diminuir os nervos, baixar a tensão muscular e aliviar os espasmos. É recomendada a pessoas de todas as idades para ajudar a conciliar o sono. A papoila é tomada em infusão, geralmente misturada com outras plantas como a valeriana, sabugueiro, maracujá e a malva.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
A Aveia

A aveia é uma planta herbácea anual. É semeada no início da Primavera e é colhida no final do Verão. As sua sementes (grãos) são um alimento de grande valor energético e nutritivo e, para além disso, contêm propriedades medicinais. A aveia é um bom tranquilizante ajuda a combater a dificuldade em adormecer e as insónias.O chá prepara-se com uma colher de farelo de aveia por chavena.
quarta-feira, 23 de junho de 2010
O Funcho
O funcho é uma planta bianual, que pode alcançar mais de um metro e meio de altura. Possui folhas muito ramificadas e flores amarelas. A floração ocorre a partir de Junho e Julho. O chá desta planta tem a propriedade de equilibrar as funções do sistema digestivo. A infusão também é usada para lavagens oftalmológicas em caso de conjuntivite crónica.
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Hipericão

O hipericão é uma planta herbácea, perene, capaz de atingir 1,20 metro de altura, com ramos sulcados e folhas opostas. As flores tem cinco petalas de um amarelo intenso que são colhidas no principio do Verão. Cresce nos campos e caminhos.
A sua eficácia ficou demonstrada no tratamento de depressões leves, arritmias, ou palpitações nervosas. Ajudam a restabelecer a calma e o bem estar.
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Chá Verde

A planta do chá verde é um arbusto com cerca de 70 a 120 cm de altura, folhas duras e lustrosas de forma oval e flores cor-de-rosa.Utilizam-se as folhas, que se deixam secar depois de colhidas.
Para aproveitar ao máximo as suas propriedades deve-se fazer uma infusão prolongada, cinco a dez minutos.O chá verde auxilia processos digestivos, também é optimo contra a sonolência, reduz os ricos acidentes vasculares, colesterol LDL e trigliceridos.
Para aproveitar ao máximo as suas propriedades deve-se fazer uma infusão prolongada, cinco a dez minutos.O chá verde auxilia processos digestivos, também é optimo contra a sonolência, reduz os ricos acidentes vasculares, colesterol LDL e trigliceridos.
domingo, 6 de junho de 2010
A Betónica

É uma planta perene, com cerca de 60cm de altura, folhas dentadas e flor cor-de-rosa.Floresce no finais da Primavera e no Verão, altura em que se colhem as flores e folhas.
A betónica é uma grande aliada para quem sofre de dores de cabeça recorrentes.
É habitualmente tomada em infusões simples ou misturada com erva cidreira.
A betónica é uma grande aliada para quem sofre de dores de cabeça recorrentes.
É habitualmente tomada em infusões simples ou misturada com erva cidreira.
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Chá de Salva

A Salva é um arbusto que pode atingir alguns centimetros de altura. As suas folhas são de um verde acinzentado e brancas da parte trás, as flores dispostas em espiga podem ser azuis,violeta ou rosa. É uma planta de fácil cultivo. As folhas são colhidas em Maio e secas à sombras em local ventilado. A infusão de salva é usada para gargarejos e ajuda a acalmar a tosse e garganta irritada.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Chá de urtiga branca
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Camomila

A camomila é uma planta anual muito aromática, cresce de forma espontânea em campos.
Começa a florir no mês de Maio e as suas flores são colhidas na Primavera.
A camomila é uma planta medicinal, destinada em grande parte a problemas digestivos, nervosos e dores de cabeça. O seu chá tem um sabor agrádavel.
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Tília

A tília é uma árvore bonita que pode atingir alguns metros de altura.
A parte da que eu me quero referir, são as suas flores, que aparecem no início do verão.
Depois de colhidas e devidamente secas são utilizadas na confecção de chá.
Este chá é aconselhado para acalmar a ansiedade, também para baixar a tenção arterial.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Erva Cidreira
Subscrever:
Mensagens (Atom)